Sustentabilidade

Sustentabilidade Económica:

O sucesso económico tem sido alcançado com a procura continua de qualidade no produto e serviços, exemplos disso são as certificações de Oeko tex 100 classe II, NP EN ISO 9001:2015 e recentemente a integração na iniciativa BCI – Better Cotton Iniciative . O objectivo é alcançar o sucesso económico sempre em harmonia com as pessoas e o planeta.

Sustentabilidade Social:

A Jadifex é membro da Sedex (Supplier Ethical Data Exchange), uma organização sem fins lucrativos dedicada a impulsionar a responsabilidade social e a ética nas cadeias de fornecimento global.
É amiga da UNICEF e da AMI, contribuindo para a causa humanitária das duas entidades.
No âmbito do bem-estar dos colaboradores, várias iniciativas têm sido implementadas tais como: ter fruta fresca à disposição para todos e a comunidade e a biblioteca Jadifex, onde se partilham diversos bens e livros entre a equipa.
Em 2019 iniciamos a preparação para concorrer ao BSCI (Business Social Compliance Iniciative), reforçando o compromisso da Empresa com a responsabilidade social, processo esse que prevê concluir em 2020.

Sustentabilidade Ambiental:

No dia-a-dia da Jadifex tentamos reduzir o consumo de recursos naturais e a produção de resíduos, maximizando a eficiência dos processos, a reutilização e a reciclagem. Os residuos são encaminhados para reciclagem ou para tratamento. Desperdicio como malha, papel e plástico é recolhido através de uma máquina compactadora. O desperdício de malha é transformado e tem nova vida em material para colchões.



Na nossa unidade em Ponte Lima, temos um sistema de recolha de água da chuva que fornece a água para as casas de banho.



Tentamos usar os materiais mais sustentáveis no mercado e simultaneamente propomos estes materiais a Clientes e Parceiros, um exemplo disto é que adotamos para uso interno sacos de plástico 100% reciclados e recicláveis.



No âmbito da eficiência energética a Jadifex instalou painéis fotovoltaicos em ambas as unidades productivas, passando a produzir a sua própria energia e reduzimos nas emissões de CO2 para a atmosfera. Estes estão intercalados com painéis translúcidos com o objetivo de incrementar a luz natural dentro dos edifícios, permitem, além da maior luminosidade interna, melhorias a nível de calafetação e poupança de energia.



A Caldeira também está dotada de um sistema de reaproveitamento de energia onde o vapor dos ferros é utilizado para aquecer a água para a lavandaria.




Um dos investimentos mais relevantes para a sustentabilidade ambiental são os 10 carros elétricos que fazem parte da frota empresarial, cada um com estação de carga própria nas instalações. Este foi um grande passo para a redução da pegada ambiental.



Partilha esta notícia